sábado, 22 de março de 2008

O Caminho e o Sentido

À noite, ao deitarmos e antes de realmente dormimos, nossa mente ainda demora um pouco para poder também descansar. Nessa hora vêm tantos pensamentos à mente como se fosse um filme repassando diante de nossos olhos sobre como foi o dia, o que fizemos, o que aconteceu de novo, o que foi desagradável... E também pensamos sobre as coisas que poderão acontecer, os nossos planejamentos e desejos para o próximo dia.

Cada um de nós por mais que diga que não viva isso, pelo menos em um dia já se viu em meio a essa situação. É de fato à noite quando colocamos a cabeça sobre o travesseiro que querendo ou não temos o tempo que não tivemos durante o dia de pôr na balança nossos relacionamentos, ações e os acontecimentos. De certa forma nesse momento é que somos um pouco sinceros com nós mesmos, e se há algo que fizemos de errado é aí que a nossa consciência “pesa”.

Mas uma das coisas que às vezes vem a nossa mente nesse momento da noite, mesmo que disfarçadamente, é o questionamento do porquê das coisas que fazemos, da vida que levamos, das escolhemos que fazemos, ou seja, o sentido das coisas, o sentido da vida. Analisamos e nos perguntamos aonde tudo vai chegar, se tudo passará e acabará, se este mundo realmente vai acabar como muitos dizem. Será que tudo que fazemos e buscamos para nossa vida vale mesmo a pena considerando que tudo isso aqui no mundo passará?

Aprendemos desde cedo que temos que estudar para podermos ter um bom futuro. Se formos olhar bem, essa é a primeira obrigação que temos na vida como participantes da sociedade que somos. Depois aprendemos que temos que batalhar por um bom emprego e de preferência que nos dê a tão deseja estabilidade, e assim por diante. Ou seja, devemos conquistar tantas coisas e ter uma ânsia por tantas outras. Mas para que todas elas não pareçam coisas desconexas em nossas vidas, devemos saber o que fazer com nossas conquistas.

Quando nos perguntamos a respeito do sentido das coisas esperamos logo ter uma resposta, mas sei que muitos não a encontra. Para esses, tudo parece sem graça no final das contas, se chegaram aonde queriam chegar, isso ainda não foi suficiente e o “vencer na vida” ficou totalmente sem sentido. Mas bem-aventurados são aqueles que encontram essa resposta.

Fico feliz porque quando me pego em meio a essas situações, eu também encontro a resposta. Se vejo que muitas coisas parecem sem sentido, sem nexo, vazias e insuficientes, por outro lado vejo que tem algo que me chama a atenção para coisas mais eternas, duráveis e verdadeiras. São essas coisas que realmente trazem sentido a existência humana, e, portanto, para minha vida. Sempre que me achego a Deus vejo nEle essa plenitude e é nEle que encontro o caminho para a resposta. Ele é a fonte de todas as coisas e com Ele tudo vale a pena, porque plantamos sementes para a eternidade, para um reino que diferentemente daqui não passa, o reino de Deus.

Assim, continuo indo atrás das minhas conquistas terrenas, mas com a certeza de que não são coisas para sempre, somente temporárias, que só precisarei delas enquanto estiver aqui. Por isso não farei delas coisas tão vitais. Mas enquanto isso, prioritariamente, também olharei para as coisas do alto. Elas me preenchem de forma inexplicável e acredito que é porque são verdadeiras. Pensando nisso, consigo então dormir tranqüila, pois tenho a confiança e a certeza da vida abundante que Deus nos dá. Conforto-me quando lembro que Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Resumindo, Jesus é o sentido da vida.

4 comentários:

Bruna (in off) disse...

o titulo eh uma alusao ao nome de uma musica da banda Resgate...."o perdido e o sentido"...
:)

Anônimo disse...

não conheço essa música. deve ser nova, é?

adorei seu texto, bruna. de fato, é bom sabermos que temos um caminh e um sentido. que pros nossos questiomentos existe uma resposta e que, por isso, ñ precisamos nos preocupar. talvez então nossa mente até descanse mais rápido, rs.

bju, moça. inté.

Bruna (in off) disse...

Isso mesmo Sarah...temos o caminho e o sentido.
Quanto a musica, ela eh do album "Ate eu envelhecer", que eu acho q eh o mais recente da banda.

Rafaela Cardoso disse...

isso q a sarah falou assino embaixo
para q caminhar se vc nao tem sentido?
para que comer se não irá te satisfazer....
sabe isso dá uma boa de uma reflexãooo
Bruna amei!!

bjuu!!!!