quarta-feira, 30 de abril de 2008

A Mulher Samaritana

No tempo em que Jesus esteve na terra, vidas de muitas pessoas eram transformadas a partir do momento em que conheciam e encontravam-se com Ele. Quantos foram os cegos de nascença que puderam ter a oportunidade de enxergar porque receberam o toque de Jesus! Ou os coxos que puderam andar porque receberam o milagre d’Ele! Essas vidas nunca mais foram as mesmas porque Jesus mudou as suas histórias. E como essas pessoas esqueceriam d’Aquele que as curou? Jamais! Jesus era inesquecível para elas e sempre estaria em seus corações até o final de suas vidas.

Da mesma forma foi com a mulher samaritana. Em um dia comum, um dia como qualquer outro a sua vida foi mudada em uma simples conversa, que sem ela saber de princípio, era com o Messias. Jesus rompeu barreiras para estar ali conversando com ela porque Ele sendo judeu não poderia comunicar-se com samaritanos segundo os costumes da época. Com isso Jesus demonstra que se preocupava com todos, independente se alguém era judeu ou não.

A simples conversa inicia-se quando Jesus pede água a mulher e a partir daí Ele sabiamente começa a falar de verdades espirituais tendo como base a própria água. Jesus fala da água da vida, água que vem d’Ele e que não nos faz ter mais sede. A mulher samaritana pede então dessa água e através do que Ele fala e revela a ela, a mulher percebe então que Ele é profeta. A partir daí ela já sabe que Ele não é qualquer pessoa e que tem algo muito especial da parte de Deus em sua vida.

Mas maior do que a percepção de que Jesus era um profeta se dá quando a mulher diz crer na vinda do Messias. Neste momento Jesus faz uma grande revelação. Aquele homem judeu profeta que estava conversando com aquela mulher samaritana era simplesmente a pessoa mais importante desse universo. Era Deus feito carne, o Salvador, o Messias, o filho de Deus! Quando a mulher percebe enfim a grandeza e amplitude de quem realmente era aquele homem simples com quem ela conversava, a sua vida foi transformada.

Uma de suas reações foi ir logo contar a todos que o Messias estava ali e que o Reino de Deus já era chegado. Creio eu que até o final de sua vida ela lembraria daquele dia tão especial e principalmente de Jesus, por mais que ela não tivesse mais tido outras oportunidades de vê-lo novamente. Ela creu que a verdade da vida eterna estava naquelas doces palavras que ouviu de Jesus e as contaria para quem quer que fosse.

Acredito que em cada um de nós existe um pouco da mulher samaritana. Se para os outros somos rejeitados, discriminados pela cultura ou outra coisa, Jesus faz diferente, vem até nós e nos encontra como somos. Encontro este que muda a nossa vida, não porque Ele faça alguma cura física, mas porque Ele faz principalmente uma cura interior, nos trazendo revelação, as palavras de vida eterna e a água da vida. Jesus nos ama.

5 comentários:

Kessia disse...

Olá moça =)
obrigada por visitar meu blog!

acho q essa é a passagem q traz uma das revelações mais poderosas da bíblia.. Qdo nossos olhos são abertos p enxergar quem Ele realmente é, n há como ficar calado!
mas o vers q eu mais gosto desse cap. é qdo Jesus fala sobre os verdadeiros adoradores....
ai q lindo... rsrs

bjao!

Rafaela Cardoso disse...

ai ai bruna
seus posts são demais
que Deus esteje sempre a te guiar
e a te abençoar a cada dia mais.

obrigada por nao abandonar meu blog
um abraçoo

Anônimo disse...

uau, gostei mto desse seu texto!
adoro essa passagem da mulher samaritana, fico pensando em como ela deve ter se sentido no momento em que descobriu a coisa mais preciosa do mundo... (se fosse eu ia ficar meio doidinha, haha)
e vc soube falar bem sobre isso.
e como é bom saber que Deus não nos discrimina por motivo nenhum, né?

bjim. té mais.

Érika Oliveira disse...

Ainda bem q Deus nos ama como somos, nos chama como estamos e nos transforma no melhor q Ele tem p/ a gente! Sem essa misericórdia, nós estaríamos ferrados. rs

Bju!!!
DTA!!!

Anônimo disse...

A mulher quando chegou na cidade infelizmente ainda tinha duvida no seu coração, ela disse: porventura não é este o Cristo? Oque me chama mas atenção nessa passagem beblica é que Jesus tinha sido espulso de Samaria e agora atravéz da mulher Samaria vem até Ele.