segunda-feira, 14 de julho de 2008

Julho e o Inverno

O vento batendo nas janelas e fechando as portas violentamente não me deixa esquecer que já estamos em julho enquanto que na madrugada o frio ligeiro me avisa que já chegamos ao inverno do cerrado. O sol durante o dia, que só nos esquenta se sairmos de casa para vê-lo, me faz lembrar que há momentos que temos que procurar algo assim como ele, que é capaz de nos acalentar quando então precisamos.

Mais uma vez o tempo mudou. Aqui na região central do país já algum período não vemos mais as chuvas ou o calor intenso. E agora sentimos na própria pele essa ausência: o tempo seco com baixa umidade, que tende a ficar assim ainda por um longo período, acaba trazendo alguns transtornos até para a própria saúde, principalmente no que diz respeito aos problemas respiratórios.

Mas não é por causa de todos esses contratempos que devemos nos chatear com este período do ano. Sabendo nos adaptar de alguma forma a essas variações podemos aproveitar julho e todo este período que compreende o nosso inverno. Assim como em outro post falei do quanto a estação do outono pode nos ensinar algo, o inverno também e por conseguinte todas as outras estações do ano.

Essas mudanças existem e vêm todos os anos para nos mostrar que assim como o tempo climático somos inconstantes e que também dependendo da situação nossas necessidades mudam. À noite minhas mãos gelam tanto e nesse instante lembro que daqui a alguns meses estarei reclamando do calor. Neste tempo seco fico me lembrando da chuva e daquele cheiro de terra molhada enquanto que daqui a um tempo ficarei chateada quando a chuva me impedir de sair de casa. Assim parece que nunca estamos satisfeitos com nada! Antes de reclamarmos, como eu já disse, seria melhor adaptarmos e aproveitarmos cada momento.

É assim que deveríamos aproveitar o mês de julho, olhando-o de uma maneira diferente. E por falar nisso parece que julho tem tudo a ver com aproveitar mesmo, já que é o período das férias escolares. Parece ser um descanso, uma parada no meio do ano, um momento para respirar e mais uma vez para pensar sobre si mesmo.

Todo este clima (aqui não no sentido meteorológico) sempre me fez ver o mês de julho como um momento tranqüilo. E é isso que aprendo com essa época: tranqüilidade mesmo que os ventos estejam tão fortes; respirar fundo mesmo que o ar esteja tão seco.

Além do mais, é o mês do meu aniversário, o que o torna um pouco mais significativo. E neste ano será o meu décimo e oitavo aniversário, o marco para a maioridade, o que na verdade nem faz muita diferença. E eu também nem gosto das idades pares. Não sei explicar por que, mas prefiro as ímpares.

3 comentários:

Mayara Assuncion disse...

Muito bom esse post.
Na verdade nunca gostamos do que temos, e quando temos o que gostamos passamos a não gostar também.
Fique com o Rei!!

Kessia disse...

apesar de eu n saber mais o que significam férias rs estou curtindo julho..
realmente há uma inconstancia no clima que nos incomoda... acho q é pq qdo estamos começando a nos acostumar, tdo muda de novo, de repente... e nem sempre a mudança é confortável...

aproveitar o momento é o que nos resta n é mesmo??? no frio, calor, chuva...


mas com tdo respeito, eu prefiro agosto.. mes do MEU aniversario! rsrs

bjinhus!

Mayara Assuncion disse...

Vou te colocar na minha lista de links tbm...obrigada
=D
Fque com o Rei!!