domingo, 20 de janeiro de 2008

O Show da Vida


Quando eu era pequena, às vezes imaginava que tudo o que eu vivia poderia ser um sonho que eu mesma estivesse sonhando quando eu ainda fosse bebê. Outras vezes imaginava que a vida era uma espécie de teatro e que a qualquer hora alguém falaria que tudo não passava de uma brincadeira. Coisa de criança.

Mais interessante ainda era quando eu imaginava que a minha vida era vista por outros. Eu chegava a imaginar que existia uma espécie de mundo paralelo em que os seres dali (diferentes de nós) não faziam outra coisa a não ser assistir minha vida. Eles gostavam dessa rotina e torciam para as coisas darem certo para mim. Em todo lugar tinham televisores: nos altos dos edifícios, nas casas, nas ruas e nos comércios. Tudo o que acontecia comigo era mostrado nesses televisores a todo tempo sem interrupção, como se uma câmera me acompanhasse. À noite, quando eu ia dormir, ao mesmo tempo em que eu aparecia nas telas era mostrado também “os melhores momentos do meu dia”. O melhor de tudo é que para tudo existia uma trilha sonora, e às vezes até eu inventava algumas músicas.

Na primeira vez que assisti aquele filme “O Show de Truman: o Show da Vida” com o Jim Carrey, eu pensei, copiaram minha idéia. Ainda hoje considero aquele filme muito interessante e bem sugestivo. Mas com o passar do tempo fui me esquecendo dessa invenção que eu criara na minha mente.

Muitas vezes nos questionamos acerca do que realmente é a vida. Muitas vezes não conseguimos acreditar o quanto o ser humano é capaz de ter tanta maldade no coração, e esperamos que alguém fale que isso é mentira e que tudo o que vivemos de ruim é mentira também. Muitas vezes desejamos acordar de um terrível sonho e acreditar que as coisas podem ser melhores do que aquilo que vivemos.

Mas o melhor a pensar é que por mais que seja uma esquisitice imaginar que a nossa vida é acompanhada por outra pessoa, como eu fiz quando criança, é ver que isso pode ser uma verdade. Se pararmos bem para pensar existe sim alguém que acompanha a nossa vida e seus melhores e piores momentos. Deus olha para nós todos os dias e conhece o nosso levantar e deitar. Além disso, nos conhece intimamente. Nada do que fazemos passa despercebido por Ele. Mas o olhar de Deus não é como o daquelas câmeras dessa era de reality shows que invadem a privacidade, pois Ele nos olha por dentro e nos julga com retidão.

Além de Deus estar a nos olhar, as outras pessoas também nos olham mesmo que não seja tão profundamente como o próprio Deus. E Elas esperam de nós alguma coisa: “ A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus” (Romanos 8:19). É como fala uma música do Delirious (para quem não conhece eu recomendo) que se chama All this time, e que traduzida quer dizer em uma de suas partes: minha vida é um show na tv de Deus e o mundo em audiência me olhando.

Nunca nos esqueçamos então que Deus nos acompanha todos os dias da nossa vida, porque foi assim que Ele nos prometeu. Que seja esse o nosso conforto aqui na Terra: que existe um Deus que sabe daquilo que está em nosso coração sem sequer precisar que falemos, e que nos olha com amor e compaixão.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, Bruna! =)
Eu imagino essas coisas até hoje, acredita? rs... Talvez ainda guarde muitas coisas de criança dentro de mim. E isso ñ é de forma alguma ruim.
Mas o que vc falou é bem verdade. Deus está lá, nos assistindo. "Torcendo" pra que a gente tome o caminho certo, mostrando o que pode ser bom ou ruim... Isso é confortante quando vemos que a realidade tantas vezes é decepcionante, não?

Fique na paz, moça. Beiju.