quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Dia da Montanha-russa

Algumas semanas atrás fui a um parque de diversões com alguns colegas do meu cursinho. Até então eu nunca tive a coragem de ir na montanha russa, apesar da curiosidade. Mas pensei que dessa vez seria diferente e que eu não iria perder a oportunidade de ir em um brinquedo tão aventureiro.

Fomos primeiro em outros brinquedos e quando chegou o momento em que todos decidiram ir na montanha russa, eu hesitei. Quando vi aquela rapidez, aquela altura e aquele loop...a primeira coisa que pensei “eu ir em um negócio desse? de jeito nenhum. não tenho coragem mesmo!”. Mas todos estavam indo e me convenciam a isso também.

Então me lembrei que sempre tive vontade de ir e não era justo que agora o meu medo fosse maior do que essa vontade. Então todos nós fomos e sentamos nas cadeiras. Eu estava nervosa e agitada. E de um salto, eu sai da cadeira e desisti na hora. Deixei a turma ir sem mim; não tive coragem.

Eu fiquei vendo todos eles subindo, descendo e virando de cabeça para baixo; eles no ar e eu no chão, isso era mais seguro para mim. Nesse meio tempo ouvi uma mulher dizendo perto de mim: “nossa, isso é bom demais!”. E quando meus colegas chegaram era isso também o que eles diziam. Então pensei por que não me arriscar?

Alguns da turma foram novamente e conveceram-me mais uma vez para ir. Eu aceitei e dessa vez foi para valer. Sentei-me e fui. Tive coragem, me arrisquei. Durante quase todo o trajeto fui de olhos fechados só para não ver a altura, mas mesmo assim deu para sentir o quanto foi legal! É tão rápido que quase não senti frio na barriga. Foi mesmo muito emocionante e depois não me arrependi de ter ido, pelo contrário quis ir de novo.

Depois disso fiquei pensando. A nossa vida é feita de decisões, em muitas delas temos que refletir muito antes de tomá-las para medir as suas conseqüências. Mas têm outras nas quais não temos que pensar muito e sim arriscar para ver no que vai dar porque simplesmente não são todas as conseqüências que podemos prever.

Às vezes o excesso de cautela é prejudicial, nos atrapalha a viver mais e nos impede de aprender com a própria vida. Não estou fazendo disso uma regra, mas uma exceção. Foi uma situação simples do meu dia-a-dia, mas que me fez lembrar o quão é importante termos a sabedoria de arriscarmos em alguns momentos.

14 comentários:

Lívia disse...

Ai, vencer medos ou traumas é ruim, muito mais pela espectativa do que pela própria ação. Vemos passar um filme na mente de como vai ser e o que vai acontecer nos momentos decisivos. De você saber que o que é fácil para todo mundo lhe trava de uma tal forma que vc não vê o quão legal ou até mesmo bobo pode ser o que lhe causa medo. Já passei por isso, mas não em brinquedos radicais e sim com filmes de terror, que tenho, é, digamos, medo! rs

[]'s

Anônimo disse...

aaai, que delícia! adoro montanhas russas... mas ñ por não ter medo. vc deve saber que a gente foi no hopi hari, né, a galera do dot. eu fui em um brinquedo que em sã consciência, nuuuunca iria. mas criei uma coisa pra mim, ñ apenas com brinquedos assim, mas com tudo: é preciso experimentar. mesmo com medo, mesmo receosa... se não experimentar, não saberemos o quanto é bom, ou o quanto vamos detestar mais ainda.
e por vencer os medos tb, né? de fato, é como vc disse, em alguns casos não dá pra pensar, temos que ir. e o máximo que pode acontecer é adorarmos a experiência!

não esqueci do meme, viu? será meu próximo post.

bjim.

Bruna (in off) disse...

Eh Lívia cada um tem as suas dificuldades e os seus medos...o q pode parecer uma coisa fácil de enfrentar para uma pesssoa pode não ser para outra.

Muito boa essa teoria q vc inventou Sarah... rsrs. Experimentar para saber como eh e só depois ter um julgamento.

BjoS!! Brigada meninas!

Mayara Assuncion disse...

Olha que intyeressante, já passei pela mesma coisa que vc...rsrs...e depois no mesmo dia eu fui 5 vezes na mesma montanha...rsrs
é vencer os nosso medos, nos leva a fazer coisas que eles nos impediam.Lindo post.!
Fique com o Rei!

Catarina disse...

q ótima reflexão!
sabe, quando vc falou dos dois momentos diferentes, qd temos q parar e analisar e outros em que temos somente q arriscar, eu fiquei pensando que o que faz de nós sábios é saber em q situações devemos parar pra analisar e em que devemos saltar de uma vez!
bjksss
e fique na paz de Cristo!

Anônimo disse...

Querida, obrigada pelo comentário. Amanhã iniciarei o cursinho, estou animada para uma nova tentativa, ou melhor, a última. Vamos caminhar juntas em busca de nossos sonhos. Lembre-se beleza pura só com Jesus. Abraços... Quézia Linhares

Anônimo disse...

Obrigada pelo conforto. Realmente descansar em Deus é o melhor. Preciso fazer a minha parte, mas sem Deus meu esforço será em vão. A paz que Ele faz brotar em nosso coração não tem preço. Viver para Ele é adorá-lo mesmo quando tudo sai diferente de como queríamos. Lembra de Jó? Não é fácil, mas adorá-lo está acima de qualquer condição. Quero postagem nova. Boa semana e bons estudos. Abraços...Quézia Moraes

Paula § Danna disse...

Estou realmente muito surpresa com os seus textos.. li praticamente todos e em cada um fico mais impressionada..

Acho que te conheço, porq já estudei no expressão ( e ainda estudo), mas nunca me passou pela cabeça que vc era tão talentosa e que o cursinho escondia uma literata como vc...

meus sinceros parabéns..

Fika na Graça do nosso Senhor Jesus!

Paula § Danna disse...

olá Bruna.. bom, eu estudo lá a noite.. turma B.. e vc?

obrigado por ter visitado o meu blog... ah, se quiser me ajudar me mandando uma matéria.. ficarei muito feliz e postarei com todo o prazer...!

bjus

Paula § Danna disse...

Oii..
Me lembro de ti, sim.. vc tem olhos claros, né?!

Sobre a matéria pro meu blog, fika mesmo a sua escolha.. gosto de todos os seus textos.. e qualquer um vai ser perfeito..

é só enviar pro meu e-mail.. sunrise_blue@hotmail.com

Gracias.. bjoss...

Danny™ disse...

pois é...
faz muito tempo que nossos medos nos enfrentam... encará-los de frente é difícil, mas o que temos a perder?

amei a história...e amo tu também...
minha eterna paulista...

aaaaahhh!! entrei pro mundo dos blogs, entra ae... num te garanto nada....

bju!!

Kessia disse...

haha ja aconteceu isso comigo tb.. só q eu n fui n! qdo chegou minha hora,eu pulei fora da fila e n fui! rs
só de lembrar me dá um frio no estomago!!!! rsrsrs n curto mto parques.. nem filme de terror.. acho coisa boba pagar para sofrer! rsrsrs

mas tb adorei a reflexao..
vc tem completa razão..

bjus!

Anônimo disse...

Bruna! Oi!

Eu espero muuuuuuuuito que vc leia essa mensagem, rs. É o seguinte: para essa edição da C&F, a revista do Dot, estamos sem uma crônica. Eu me lembrei de vc e do seu blog e ia te pedir pra escrever algo, caso vc pudesse. Acontece que o prazo está muito curto, então eu queria pedir sua permissão para usar esssa crônica, postar na revista. O que vc acha? Permite? Se vc ler logo essa msg, me responda o mais rápido possível, por favor. Pode ser pelo blog mesmo, ou meu e-mail: sarah.toledo@yahoo.com.br

Brigada!

Bjim.

Anônimo disse...

bruna, obrigada por permitir a postagem do texto. o prazer é todo meu.

só uma coisa: qual o seu sobrenome? rs. é que como é pra revista, eu preciso de algo mais formal.

brigada! bjim.