domingo, 17 de fevereiro de 2008

Loucura Humana

Seria difícil negar que cada um de nós não tenha pelo menos alguma coisa que nos faça loucos. Mas o que pode nos tornar loucos? E se temos alguma loucura, qual é o objeto dessa nossa loucura?

Eis uma carta de um sábio rei que teve uma loucura:



“Desde que a minha amada, única e fiel companheira descansou entre os mortos, a
minha vida se tornou uma lástima. Quando olho para o meu povo, o qual Deus
colocou sob o meu poder para que eu governasse, vejo homens seguindo com suas
vidas, trabalhando no seu labor, crianças sorrindo na inocência de suas
brincadeiras...todos, todos têm vida. Mas eu, eu não a tenho mais, pois só vivo
de tristezas.

O pior de tudo é me ver nas lembranças quando simples
coisas me remetem a ela. Nos móveis e paredes desse imenso palácio vejo o brilho
do seu rosto. A sua penteadeira ainda intocável desde que partiu para essa longa
viagem, está lá ainda exalando sua beleza. E como tenho sofrido nas noites
estreladas, pois elas, as estrelas, parecem gritar pelo seu nome, e eu,
igualmente passo a chamá-la pelas noites frias e solitárias.

A sua
cor preferida era o verde. O seu mundo era verde. A sua maquiagem e roupas eram
de tonalidades mil esverdeadas. Só ela tinha aqueles verdes e somente nela eles
eram vivos. Se o céu fosse verde eu já teria morrido.

Foi por isso
que dias atrás, caminhando pelos jardins do meu palácio, vi uma moça com
vestimentas verdes. Enlouqueci. Por um momento pensei ser a minha amada que
voltara do seu descanso. Fui até ela, e percebi que era somente filha de uma
criada. Voltei para os meus aposentos atordoado, pois tudo o que passei a ver
era verde.

Tive que tomar uma atitude antes que eu viesse a me
acabar. Para o bem do meu povo e de mim mesmo, declaro ser proibido o uso do
verde em roupas, paredes, móveis e tudo que tiver essa cor. Até mesmo as
árvores, jardins e toda vegetação, quero todos destruídos. Aqueles que tiverem
olhos esverdeados, que sejam exilados. A pena para quem desobedecer é a sua
própria morte e também a minha, pois se os meus olhos verem novamente tal cor,
este povo perderá o seu querido rei.”

Descubra a sua loucura!

2 comentários:

Rafaela Cardoso disse...

nossa isso e muito triste!
o amor dele se esvaiu por causa da morte!
mas ele ficou atordoado com isso...e louco.
pode dizer a vc que nao sou muito normal
nao gosta de ser normal!!!
sou louca!!!
todos dias eu acho e descubro uma loucura nova!!!
amei esse post,qual o nome do autor?
as vezes a nossa loucura de hoje possa ser amar a pessoa que você não tem afinidade!!!
obrigada por comentar lá !!!!
gostei mesmooo do post!!!
bju

Anônimo disse...

A loucura desse rei era mais uma espécie de obsessão, né? Acho que ele não conseguiu superar a morte da mulher e ficou obcecado pelo que ela gostava, no caso a cor...
É interessante isso mesmo... Dizem que de perto ninguém é normal, rs. E eu acredito mesmo nisso, todo mundo guarda alguma loucura dentro de si. O que pode ser bom, ou ruim...

Ah, que bom que gostou dos selos, rs. Seu blog merece! ;)
O esquema é repassar pra outros blogs, mas vc não precisa se não quiser...

Bju.